Desenvolver nos estudantes as competências gerais da área de saúde e as específicas da habilitação técnica em Nutrição e Dietética integradas ao Ensino Médio, definidas a partir da análise do processo de trabalho desse segmento, respeitando valores estéticos, políticos e éticos, bem como mantendo compromisso com a qualidade, o trabalho, a ciência, a tecnologia e as práticas sociais relacionadas aos princípios da cidadania responsável.
Planejar e organizar o trabalho tendo como ponto de partida a pesquisa do perfil da saúde da comunidade local, com vistas a atender as necessidades básicas de nutrição.
Propiciar o exercício de ocupações parciais do eixo tecnológico de ambiente e saúde;
Assegurar a terminalidade de formação da Habilitação de Técnico em Nutrição e Dietética.
Prover os profissionais de condições para uma visão crítica reflexiva e criativa nos aspectos éticos, legais e preventivos, em atendimento à comunidade, considerando o contexto histórico, político, econômico e cultural.
Objetivos Específicos
Capacitar técnicos para acompanhar e orientar as atividades de controle de qualidade higiênico-sanitária na aquisição e no processo de produção de refeições e alimentos, no transporte, na estocagem, na distribuição e na comercialização, visando o aproveitamento integral e a segurança alimentar.
Preparar profissionais com postura condizente com os princípios que regem as ações na área da saúde, contribuindo de forma efetiva para realizar estudos das necessidades nutricionais de indivíduos e coletividades, sadias e enfermas em todas as fases do ciclo vital.
Oportunizar, ao discente, experiências no âmbito escolar que promovam a formação de profissionais com iniciativa e postura empreendedora para prestação de serviços nos diferentes segmentos da alimentação e nutrição e gestão do seu próprio negócio.
Instrumentalizar os profissionais de Nutrição e Dietética para atender a demanda das instituições de saúde e empresas.
Perfil Profissional de Conclusão
Elaborar cardápios especiais para preservar, manter e recuperar a saúde do indivíduo e da coletividade;
Acompanhar a distribuição das refeições nas Unidades de Alimentação e Nutrição, conferindo dietas e observando a aceitação do cardápio;
Fiscalizar a higiene do ambiente, dos funcionários, dos equipamentos e dos alimentos, da área de alimentação e nutrição, evitando desta forma que o alimento se torne um veículo de doenças;
Testar novas receitas e produtos alimentícios, promovendo assim a versatilização dos cardápios;
Calcular cardápios levando em consideração as necessidades dos diferentes grupos etários e estados fisiológicos;
Elaborar fichas de padronização de receitas;
Realizar entrevista, aplicar questionários e preencher formulários com o objetivo de levantar dados sócio-econômicos e de saúde, assim como dados de produção de alimentos na família e na comunidade.